top of page
  • Foto do escritorReggae Brazuca

Clipe novo de PH Moraes mistura texturas do Brasil com povo brasileiro

Sou Brasileiro (Cheio de Cor) é o título e parte do refrão da nova música do cantor e compositor PH Moraes que estreou hoje


A música com sonoridade mista de Afoxé, Reggae e Música Brasileira precede a mensagem contida nela sobre a miscigenação do povo brasileiro.


O novo single é propositalmente dividido em duas partes. Do ponto zero até os 00m37s da música, PH traz uma série de figuras de linguagem começando pelo trecho - Conta o conto / Da pedra do Pedro / Da aura do ouro / Da prata do preto - usando em cada verso palavras compostas pelas mesmas consoantes, o artista faz alusão à situações vividas pelo povo brasileiro até os dias atuais. Esse jogo com as palavras da vazão interpretativa para quem escuta, mexendo com a percepção de cada um.


Aos 00m37s, com o verso - Do mato que mata / Da tampa do tempo - a música fecha em silêncio para recomeçar aos 00m39s com o refrão - Sou Brasileiro / Cheio de cor / Sou Brasileiro / Cheio de amor - mostrando que apesar de todos os fatos fatídicos que acontecem no Brasil sempre existirá a energia de amor e força dentro de cada pessoa que compõe esse povo. E no refrão “Brasileiro” é uma menção ao povo e não a um só indivíduo.


Na segunda parte, dando continuidade ao primeiro refrão, vem uma estrofe literal - O meu coração se unificou à terra / Sonhos de viver a igualdade sem guerras / Sem guerras / Entender que sou um só / E faço parte de um todo / E a minha alegria é a alegria do meu povo / E as crianças, ah... as crianças / Que cresçam conscientes da unidade pela prática do amor - Essa parte traz a textura da nossa terra junto do seu povo como unidade e a esperança de transformação através das novas gerações.



A capa de Sou Brasileiro (Cheio de Cor), desenhada pelo próprio PH é uma remontagem da capa do grandioso, brasileiro e atemporal, sexto álbum de Jorge Ben Jor, o intitulado Jorge Ben de 1969.


E apesar da versão original ainda sim contextualizar assuntos atuais discutidos no Brasil, PH trouxe novas personagens para fazer menção à letra de sua música.


Assista ao clipe:



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page