top of page
  • Foto do escritorReggae Brazuca

Bloco do Caos defende a arte em seu novo single “Minha Tribo”

Banda paulista questiona meio de vida socialmente imposto


O novo lançamento da banda paulista Bloco do Caos é catártico. Em “Minha Tribo”, o Bloco se coloca do lado oposto ao das expectativas da sociedade. No mundo em que impera a tônica do trabalho pela acumulação e não pela satisfação, a fuga é “obrigatória” e a busca por aquilo que te completa e te dá razão de ser é inescapável. A música, em conjunto com os lançamentos recentes, fará parte do novo álbum da banda.


Na canção, como é de se esperar, a música se mostra como a resposta: “a minha tribo é musical”, canta Alê Cazarotto, vocalista da banda e um dos compositores.

“Sou formado em publicidade e tinha um bom emprego num banco”, conta Alê, “mas eu sabia que não era aquilo que eu deveria estar fazendo, não era aquilo que eu era. Eu tinha que tentar viver de música, e foi a melhor decisão que já tomei”.

A palavra “tribo" traz em si a ideia de confluência, junção. Além de fazer referência direta ao povo possivelmente mais prejudicado da história do Brasil — já lembrado pelo Bloco do Caos na capa do CD “Coalizão dos Indesejados” —, nos lembra que todos nós temos que encontrar nosso lugar, encontrar pertencimento, buscar nossa tribo — sempre respeitando a diferença, a diversidade.


Mais do que adequada ao contexto político e sanitário atual, a letra é um elogio da arte, da cultura, da música.

“Temos um governo que não valoriza os artistas, tratando-os como vagabundos, sem direção”, diz Renato Frei, guitarrista e um dos compositores, “Mas, especialmente em tempos de pandemia, a arte é tudo que temos para nos mantermos nos trilhos. Dá orgulho de poder dizer que nossa tribo é musical”.

Recentemente, a banda lançou o web-clipe da música “Palma pra louco”, com crítica direta ao governo federal e grande repercussão nas redes sociais. O single, lançado em 2019, já passa a marca de 60 mil plays no Spotify. Outro trabalho importante foi o single "Algum Lugar", lançado também em 2019. Seu clipe, que foca na importância da educação, passou a marca de 160 mil visualizações no Youtube. Uma versão acústica com o Maneva e um remix por Kill Your TV abrilhantaram mais ainda esse trabalho. O último lançamento oficial da banda foi “Salvador”, já em 2020, cujo clipe ultrapassa as 30 mil visualizações e que traz questionamentos profundos sobre espiritualidade, religião e autoconhecimento, numa mistura de reggae, pop, axé, dub, ijexá e cumbia.


A banda formada por Ale Cazarotto (Vocal), Renato Frei (Guitarra), Lelê Maggioni (Baixo), Andrew Lee (Bateria) e Cidão Formigão (Percussão), surgiu no final de 2013 em São Paulo e estreou no cenário com o EP "Singular" em 2015, com destaque para a música "O Mensageiro", que uniu dois grandes nomes do Reggae Music, Toni Garrido (Cidade Negra) e Quino McWhinney (Big Mountain). O Bloco do Caos já realizou turnê pela Europa e dividiu o palco com grandes artistas do cenário nacional e internacional.



Assista ao clipe no link: https://youtu.be/_OghmkCmgW0


106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page